2 de outubro de 2014

Alimentação nos primeiros anos de vida



Hoje em dia vemos muitas crianças na idade escolar com dificuldades alimentares, com hábitos alimentares prejudiciais, algumas já com consequências destes hábitos como obesidade, hipertensão e diabetes, doenças que algum tempo atrás eram consideradas doenças de adultos, provavelmente um reflexo da dieta que estes adultos tiveram na infância.
Vamos pensar um pouco sobre a evolução dos alimentos. Antigamente, provavelmente quando nossos avós eram crianças, os alimentos eram mais artesanais, não se comprava biscoito, pão, macarrão, molho pronto, nuggets, lasanha congelada...também a quantidade de agrotóxicos e pesticidas utilizados na plantação era bem menor ou quase nada, até porque muitas famílias tinham sua própria horta no quintal. Então as famílias cultivavam e preparavam a maioria ou a base da sua alimentação, com isso as crianças e muitos adultos não tinham problemas de saúde decorrente da má alimentação e a alimentação era bem mais balanceada.
Mas o tempo passou, e com ele vieram avanços na tecnologia de alimentos, veio a vida cada vez mais corrida das famílias, e juntou o útil ao agradável, a praticidade dos industrializados com a falta de tempo de se preparar as refeições. Eu já sou de uma geração que já tinha muita comida industrializada em casa, até porque ainda não se sabia ao certo que danos tudo aquilo poderia causar na saúde. E já escutei colegas por ai dizendo, a eu comi tudo isso ou aquilo e estou aqui, vivo. Mas hoje já vemos resultados de adultos da minha geração com inúmeros problemas de saúde (diabetes tipo II, obesidade, colesterol alto, hipertensão...) que podem em grande parte, ser conseqüência de uma alimentação inadequada ao longo dos anos e que em muitos casos se mantém ainda na vida adulta e estão sendo transmitidos aos filhos.
E era neste ponto que queria chegar, estes adultos de hoje, muitos provavelmente mantém seus hábitos alimentares inadequados, adquiridos na infância. Muito provavelmente naquela época ainda não se sabia dos riscos e conseqüências que estes hábitos levariam, e por isso muitas famílias não tinha preocupação. Porém agora muitos estudos comprovam a relação dos maus hábitos alimentares com as doenças consideradas crônicas (as que já citei), a informação está por toda parte para quem quiser e tiver interesse em ler, pesquisar, estudar e precisamos além de mudar os nossos hábitos transmitir isto aos nossos filhos o mais cedo possível. Pois é muito mais fácil começar e se manter no caminho certo, do que na metade da viagem, ter que retornar e pegar o caminho certo, concordam?!
Assim é muito mais simples iniciar desde o inicio uma alimentação saudável, evitando industrializados, optar sempre o natural. Digo desde o inicio mesmo, das primeiras papinhas, da importância de não utilizar o açúcar, o sal em demasia, os temperos industrializados, os alimentos industrializados cheios de conservantes e outros ingredientes que mal conseguimos pronunciar. Desta forma, a possibilidade da criança crescer com esta alimentação, e considerar que isto é o normal e sentir prazer com esta alimentação é muito maior de se manter na idade escolar e na vida adulta.
Aconselho as mães que estão começando agora a alimentar suas crias, que não se assuste se seu filho fez cara feia na primeira vez que provou o espinafre na papinha, para ele a maioria dos sabores são novos e estranhos ao seu paladar, afinal ele estava acostumado só com o leite, portanto tudo é novo e estranho, e o ser humano tem a tendência de evitar o desconhecido, mesmo quando este desconhecido seja incrivelmente bom! Tenham paciência em apresentar novos sabores e novas texturas, prepare receitas diferentes com o mesmo alimento e ofereça mais de 12X cada um. O paladar é algo que pode ser moldado, basta ter um pouco de treino. Não desistam nesta fase, pois se não for trabalhado estes hábitos alimentares já na primeira infância (até os 3 anos), após fica bem mais complicado de retornar o caminho e fazê-lo certo. Não que isto seja impossível, pois sempre é tempo de mudar, isto vale até para os adultos!!!
Um bom restinho de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário