30 de julho de 2014

Mas o que é FAST FOOD afinal???



Muitas vezes quando converso com algumas mães me deparo com esta questão.
“Meu filho não come fast food, se alimenta muito bem!”
Mas quando a conversa se aprofunda um pouco mais, percebo que a imagem de fast food é tão somente para as famosas redes de sanduíches, que acompanha batatas fritas e refrigerantes.





Então vamos traduzir: Fast food = Comida rápida.
E existem muitas opções industrializadas com este preceito. Sejam as comidas congeladas (lasanhas, nuggets, hambúrgueres, batatas, folhados, tortas... e por ai vai) e algumas já possuem o apelo infantil (não vamos entrar nos detalhes das batatinhas com carinhas, dos nuggets estrelinhas...), sejam os salgadinhos, bolachas recheadas, sucos de caxinha (néctares de frutas), e tantos outros produtos industrializados que realmente facilitam o dia a dia, mas podem ocasionar tantos malefícios a saúde assim como os famosos sanduíches das redes se consumidos diariamente.
Eu sei que criança gosta de tudo isso, e muitos adultos também gostam, e como não gostar de alimentos que já são elaborados para viciar o paladar, utilizando-se de gordura e açúcar para ser mais palatável, mais crocante... Mas as crianças ainda não sabem que estes alimentos podem ocasionar malefícios a saúde, cabe a nós pais educarmos os hábitos alimentares.
Não sou radical! Não vejo problema em a criança comer um doce, ou qualquer outra “besteirinha”, uma batata frita. A questão é, em qual freqüência e quantidade isso acontece. A alimentação saudável deve ser a base da alimentação, e besteirinhas eventualmente, final de semana, na festinha de aniversário e etc.
Mas existem maneiras de tornar mais saudável algumas coisas que as crianças gostam de comer, deixando saboroso, prático e saudável ao mesmo tempo! Por exemplo, pode oferecer hambúrguer aos filhos, é só fazer em casa com uma carne de primeira, sem conservantes, sem aditivos químicos e saber o que realmente o que esta comendo! E depois que você fizer a primeira vez, você irá pensar: “Nossa, é tão fácil assim e fica tão mais gostoso”. Isso vale pra muita coisa que podemos fazer em casa, que são práticas e ficam saborosas, exemplo trocar as frituras por assados!
Tudo bem, tem coisas que não dá para fazer em casa, por exemplo bolacha recheada e outras guloseimas, mas seu filho não precisa disso, já que não tem muita coisa de nutritiva ali mesmo. Eduque o paladar dele desde cedo.
No lugar dos salgadinhos, faça chips de legumes assados com temperinhos, frutas desidratadas (assadas) com canela, para petisco frutas secas!Existem muitas outras infinidades de comidinhas saudáveis e saborosas.
Educação alimentar também é educada, e em casa é que estão os exemplos, cabem a nós pais esta responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário