6 de novembro de 2013

Que fruta posso oferecer ao meu bebê?


      Quando inicia a fase de introdução dos alimentos são elas que aparecem primeiro: as frutas.
    E diante de tanta variedade que temos, surge a dúvida: qual fruta pode e qual não pode?
     Logo na fase inicial da introdução das frutas, é recomendado que inicie pelas frutas menos ácidas, por exemplo banana maçã, laranja lima, maçã argentina, mamão papaia, pêra. Mas quando a criança já se adaptou a estes sabores podemos e devemos variar, pois assim será fornecida uma variedade maior de vitaminas e minerais. E quanto ao paladar, a criança só irá desenvolve-lo se experimentar vários sabores, pois caso contrário, se só ofertar frutas mais doces e menos ácidas, será deste tipo de fruta que a criança irá gostar de comer.
     É muito provável que nas primeiras vezes que a criança prove um sabor diferente, ela estranhe, faça caretas e cuspa (sim, tem crianças que fazem tudo isso!), mas é preciso oferecer mais de uma vez, é preciso oferecer várias vezes e de maneiras diferentes para poder afirmar que a criança não gosta de tal sabor.
    E usar a criatividade é fundamental, experimente por exemplo misturar sabores (isso depois de já oferece-los individualmente e ter certeza que nada causou alergia na criança), de fazer preparações diferentes, não só amassar o mamão, a banana e raspar a maçã. Faça uma papinha de banana com leite (pode ser até o materno), cozinhe a maçã, cozinhe a manga, faça um creme de abacate (também pode usar o leite materno), acrescente aveia, capim limão, erva doce...
   Mas atenção, sirva as frutas bem maduras, e evite acrescentar o açúcar, isso ajudará a criança a desenvolver o gosto pelo sabor natural dos alimentos, pois os bebês têm uma tendência a gostar de alimentos mais doces, já que o primeiro alimento que eles conhecem, o leite materno, é adocicado. Além disso, você já começa a criar hábitos saudáveis desde já para seu filho(a).
    Existe alguma fruta que não pode dar antes de 1 ano? Bom, não é recomendado dar morangos, devido a grande quantidade de agrotóxicos pode conter na fruta e ele causar alguma reação alérgica no bebê, mas se for orgânico não tem problema. 
Se existir dúvida consulte o pediatra ou um nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário